Seis dicas para sua empresa se destacar em meio as mudanças nas redes sociais!

É impossível falar de marketing digital, sem falar de redes sociais. Elas estão entre as principais ferramentas responsáveis pelo sucesso da comunicação de marketing  utilizadas  pelas empresas.

Você já deve ter percebido que o alcance orgânico da sua empresa foi imensamente prejudicado, devido às atualizações dos algoritmos do Facebook.

As mudanças exigem uma nova postura. Se por um lado as novidades possibilitaram novos usos, consequentemente, exigiram adaptações por parte das empresas. Acentuando  a necessidade de planejamento e uma mentalidade inovadora para se destacar e chegar até o cliente, além de investimento em anúncios, claro!

O cenário é desafiador para as empresas, que precisam estar afiadas para manter seus seguidores engajados e garantir as redes sociais como geradoras constantes de oportunidades de negócio.

O alcance orgânico será cada vez menor essa é uma tendência para todas as redes sociais. Existem duas razões para isso:

Primeiro, para manter os usuários conectados as redes sociais, faz-se necessário priorizar a experiência do usuário. Isso significa que muitas vezes sua postagem não chegará ao consumidor, por ser menos relevante para ele como a de um amigo ou familiar, por exemplo.

Os algoritmos trabalham para manter as pessoas conectadas por mais tempo, sendo assim escolhem os conteúdos que mais interessam ao usuário. O objetivo é vicia-lo mesmo e fazer com que aquela olhadinha rápida, dure horas!

Acredito que não há como estar à frente dos códigos, mas é possível jogar o jogo deles, entregando conteúdo diferenciado e relevante. O desafio é conhecer o perfil do cliente e oferecer um conteúdo interessante. Descrever sua persona pode ajudar neste aspecto.

Segundo, com o alcance orgânico reduzido, os investimentos em anúncios aumentam, como toda empresa, a plataforma busca monetizar os seus serviços.

Muitos negócios tem seguido a tendencia de oferecer uma parte do serviço sem custo, se você quer mais, precisa comprar. Com o Facebook não é diferente, sendo assim separar uma parte do orçamento específico para anúncios pagos é inevitável para alcançar mais pessoas. O desafio é a criatividade para gerar conteúdos e envolver o consumidor.

Mas o que mais tem se destacado quando se fala de redes sociais?

O conteúdo audiovisual é cada vez mais predominante no Facebook, porém  a saturação deste tipo de conteúdo exigirá cada vez mais criatividade das marcas para entregar conteúdos e formatos diferenciados para chamar a atenção dos usuários em meio a tanta informação.

As Mudanças nos meios de acesso também tomam força. Se antigamente muitas pessoas acessavam a internet por meio de computadores, hoje grande parte do tráfego online vem de dispositivos móveis, exigindo formatos responsivos e conteúdos e imagens mais leves.

O atendimento via messenger pelos Chatboots também tem ganhado evidencia, dando uma sensação  ao usuário de ser atendido imediatamente pela empresa, além de ser uma excelente ferramenta de conversa com o consumidor, podendo resultar em vendas.

Os Stories, conteúdos rápidos também tem se destacado, marcando a presença online do usuário em momentos especiais ou do cotidiano, quanto mais essa presença aumenta, maior é a necessidade do usuário de pertencer.

O sentimento de fazer parte, parece estar presente nos relacionamentos entre marca e cliente, tendendo a cada vez mais para a horizontalidade, ou seja, um diálogo entre iguais.

Por isso, encontrar formas de inserir os usuários na produção de conteúdo é um dos grandes desafios. A recompensa pelo esforço consiste em o cliente se sentir parte da marca, tornando-se seu defensor ou embaixador.

Para sair na frente, é preciso entender as demandas e modos de relacionamento de seu público e adaptar sua produção de conteúdo nesse sentido.

Dicas para se destacar nas redes sociais:

1. Invista em um conteúdo audiovisual poderoso!

Em 2018 a quantidade de vídeos tem crescido exponencialmente! Atualmente 80% do trafego da internet é gerado por vídeos.  Se isso não é suficiente para você começar a investir nesse tipo de conteúdo, saiba que no Facebook, meio bilhão de pessoas consomem vídeos todo dia.

No entanto para se destacar é exercer a criatividade e sobressair em meio à saturação deste tipo de conteúdo na web.  As marcas que pensarem fora da caixa e gerar vídeos diferenciados  com certeza sairão na frente nessa disputa pela atenção do consumidor.

2.  Aproveite o recurso dos Chatbots!

O atendimento pelos famosos robôs são a nova onda do momento. Principalmente com a queda da abertura de emails as empresas estão investindo bastante neste recurso 20% do conteúdo gerado no mercado empresarial será gerado por máquinas até 2019.

Em uma pesquisa realizada pela Retale entre Millennials  pessoas entre 23 e 37  demonstraram interesse e abertura para a interação com robôs na recepção de suas mensagens.

3. Aposte nos conteúdos passageiros!

O Stories e as suas somente 24 horas no ar, cria um senso de urgência no usuário. Se o usuário perder aquele momento, provavelmente ele nunca conseguirá recuperá-lo.

A  estratégia é chamada de fear of missing out que em tradução literal significa medo de perder. Esse tipo de conteúdo pode engajar ainda mais os usuários, que só possuem aquele momento para vivenciar e compartilhar o conteúdo.

Devido ao formato rápido, demonstrando a realidade da empresa esse tipo de conteúdo é autentico ao mostrar a realidade da empresa o que resulta em aproximação e identificação do público com a marca.

2. Aposte nos grupos!

O crescimento e fortalecimento das comunidades nas redes sociais vem ganhando força.  Com isso são uma ótima oportunidade para superar o declínio do alcance orgânico. As marcas possuem grupos tendem a ter os componentes sempre presentes em seus perfis  comentando, reagindo e compartilhando suas publicações.

Os grupos em redes sociais como LinkedIn e Facebook  estão sendo cada vez utilizados mais pelas empresas para engajar seus seguidores e fortalecer a relação.

O gerenciamento dessas comunidades online é que é um desafio já que podem surgir muitos conflitos neste ambiente. Porém quando bem gerenciados os grupos proporcionam seguidores defensores da marca, o que certamente contribui para o crescimento da rede e do sucesso da marca.

2.  Delegue a produção de conteúdo ao usuário!

Como já foi mencionado, os consumidores desejam fazer parte da construção, almejam significado, contribuição, querem pertencer.  A produção de conteúdo pelos usuários é uma estratégia que pode trazer benefícios valiosos para qualquer marca.

Além disso, se um conteúdo focado no consumidor gera engajamento, imagine um produzido por eles! Explore esse potencial.

4. Produza conteúdo pensando no mobile!

Que o Smartphone dominou o mundo você já sabe!  Mas você tem uma noção do que isso significa?

Até 2019 serão mais de 2,4 bilhões de pessoas ativas de mobile. Isso representa um nicho representativo para o mercado e a tendência são números crescentes, como você pode ver a cada ano. Contudo é importante um conteúdo sucinto e com imagens leves!

Se você chegou até aqui já sabe o que fazer para conseguir resultados ainda melhores neste ano! Entender o mercado online é valioso para otimizar sua estratégia.

Trabalhar com redes sociais é sempre complexo, pelas inúmeras mudanças que acontecem e os riscos que precisamos tomar. Mas saber investir nelas pode ser o que vai garantir seus resultados.

 

Anúncios
Categorias Marketing DigitalTags , , ,

Um comentário em “Seis dicas para sua empresa se destacar em meio as mudanças nas redes sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close