Empreender é resolver problemas! Para ter sucesso no empreendedorismo é necessário comunicar o que a empresa faz ao público alvo, ou seja, as pessoas que necessitam do produto ou serviço que a empresa presta.
O marketing digital contém um conjunto de ferramentas para alcançar o cliente, para que isso ocorra de maneira eficiente, o primeiro passo e talvez o mais importante é a construção da persona, que como falamos anteriormente é o representante de um público alvo.
Mas hoje eu quero falar de algo muito importante no empreendedorismo e no marketing que vem antes da definição do seu público alvo, podemos dizer que é o marco zero de um negócio: O problema!
Existe um ponto de conexão entre uma empresa e o cliente. Este ponto de conexão é o problema. Se não existisse um problema a empresa não se conectaria ao consumidor.
Empreender é ajudar pessoas a ganharem tempo a partir da resolução de um problema. Se você esta na fase de buscar um nicho de mercado para montar um negócio, a primeira questão que você precisa responder antes de montar um negócio é: Quais conhecimentos, habilidades ou produtos você tem, que ajudam o consumidor a resolver um problema.
Você precisa entender o que traz a pessoa para o seu negócio, é aqui que começa a comunicação de marketing. Se você não entende isso, não consegue se conectar com o cliente.
Por exemplo: Uma mulher precisa ficar bonita para uma festa, o eis namorado dela vai estar lá e ela quer estar maravilhosa. O que acontece na mente desta consumidora é uma dissonância cognitiva, ou seja, é a distancia entre onde ela esta a agora e o que ela espera.
Então, ela começa a procurar soluções. Para onde ela vai? Para o Google, ela procura vestido, penteado, maquiagem etc. Nesta pesquisa ela descobre que tem uma maquiagem excelente, uma base “mágica”, que tira as imperfeições da pele.
A consumidora tem um problema, isso a movimenta. Ela não quer um cosmético, ela quer satisfazer o desejo de estar bem, de estar mais bonita. A empresa comunica através do marketing o desejo, porém o que conecta a consumidora é um problema.
O que deve ser enfatizado não é a característica do produto ou do serviço e sim o beneficio que ele oferece, que pode também ser definido como valor. O cliente precisa ter a percepção de que vai ter uma transformação de vida a partir do que a empresa oferece.
Para esclarecer um pouco mais, vou citar um outro exemplo: Uma pequena empresa que anuncia limpeza de sofás. A sujeira no sofá é o problema que conecta a empresa ao cliente. O público alvo são mulheres, mandar lavar o sofá é um transtorno, não é o que ela quer. O que ela quer é a sua sala bonita, um ambiente agradável para a sua família, que as amigas a visitem e questionem como ela consegue manter tudo limpo tendo dois filhos e trabalhando fora?
Percebe a diferença? A empresa não comunica a limpeza de sofás, ela comunica o resultado, o desejo. O problema da consumidora a conecta com a empresa, esta satisfaz o seu desejo ajudando a resolver o problema.
Mas para que isso é importante na comunicação de marketing?
O consumidor percorre um caminho desde a percepção de um problema até o momento da compra. Entender o problema que conecta a empresa ao consumidor é pré requisito para a primeira etapa deste caminho, a pesquisa.
Falaremos disso no próximo post enquanto isso você tem dois conhecimentos valiosos em mãos para começar a criar uma estratégia de marketing eficaz: A definição do problema que sua empresa resolve e a criação da persona. Exercite!