Que problema a sua empresa resolve?

Empreender é resolver problemas! Para ter sucesso no empreendedorismo é necessário comunicar o que a empresa faz ao público alvo, ou seja, as pessoas que necessitam do produto ou serviço que a empresa presta.

O marketing digital  contém um conjunto de ferramentas para alcançar o cliente, para que isso ocorra de maneira eficiente, o primeiro passo e talvez o mais importante é a construção da persona, que como falamos anteriormente é o representante de um público alvo.

Mas hoje eu quero falar de algo muito importante no empreendedorismo e no marketing que vem antes da definição do seu público alvo, podemos dizer que é o marco zero de um negócio: O problema!

Existe um ponto de conexão entre uma empresa e o cliente. Este ponto de conexão é o problema. Se não existisse um problema a empresa não se conectaria ao consumidor.

Empreender é ajudar pessoas a ganharem tempo a partir da resolução de um problema. Se você esta na fase de buscar um nicho de mercado para montar um negócio, a primeira questão que você precisa  responder antes de montar um negócio é: Quais conhecimentos, habilidades ou produtos você tem, que ajudam o consumidor a resolver um problema.

Você precisa entender o que traz a pessoa para o seu negócio, é aqui que começa a comunicação de marketing.  Se você não entende isso, não consegue se conectar com o cliente.

Por exemplo: Uma mulher precisa ficar bonita para uma festa, o eis namorado dela vai estar lá e ela quer estar maravilhosa. O que acontece na mente desta consumidora é uma dissonância cognitiva, ou seja, é a distancia entre onde ela esta a agora e o que ela espera.

Então, ela começa a procurar soluções. Para onde ela vai? Para o Google, ela procura vestido, penteado, maquiagem etc. Nesta pesquisa ela descobre que tem uma maquiagem excelente, uma base “mágica”, que tira as imperfeições da pele.

A consumidora tem um problema, isso a movimenta.  Ela não quer um cosmético, ela quer satisfazer o desejo de estar bem, de estar mais bonita. A empresa comunica através do marketing o desejo, porém o que conecta a consumidora é um problema.

O que deve ser enfatizado não é a característica do produto ou do serviço e sim o beneficio que ele oferece,  que pode também ser definido como valor. O cliente precisa ter a percepção de que vai ter uma transformação de vida a partir do que a empresa oferece.

Para esclarecer um pouco mais,  vou citar um outro exemplo: Uma pequena empresa que anuncia limpeza de sofás.  A sujeira no sofá é o problema que conecta a empresa ao cliente. O público alvo são mulheres, mandar lavar o sofá é um transtorno, não é o que ela quer. O que ela quer é a sua sala bonita, um ambiente agradável para a sua família, que as amigas a visitem e questionem como ela consegue manter tudo limpo tendo dois filhos e trabalhando fora?

Percebe a diferença? A empresa não comunica a limpeza de sofás, ela comunica o resultado, o desejo.  O problema da consumidora a conecta com a empresa, esta satisfaz o seu desejo ajudando a resolver o problema.

Mas para que isso é importante na comunicação de marketing?

O consumidor percorre um caminho desde a percepção de um problema até o momento da compra. Entender o problema que conecta a empresa ao consumidor é pré requisito para a primeira etapa deste caminho, a pesquisa.

Falaremos disso no próximo post  enquanto isso você tem dois conhecimentos valiosos em mãos  para começar a criar uma estratégia de marketing eficaz: A definição do problema que sua empresa resolve e a criação da persona. Exercite!

Anúncios
Categorias Empreendedorismo, Marketing DigitalTags ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close