Como fazer marketing digital gastando pouco?

O marketing digital tornou-se obrigatório para todas as empresas, a cada dia fica mais óbvio que não estar na internet é deixar de existir.

Sendo assim conhecer as estratégias e ferramentas de marketing digital certamente possibilitam o sucesso e crescimento de uma empresa.

Para o pequeno empreendedor que possuí poucos recursos para investir em grandes campanhas de marketing, o Inbound Marketing representa a melhor estratégia para encontrar clientes gastando pouco.

Grandes empresas promovem pesquisas para conhecer e entender os hábitos de consumo de seus clientes, o que para o pequeno empreendedor demandaria uma quantidade de recursos significativa. Com a interatividade que a internet proporciona, ficou muito mais fácil alcançar, ouvir as pessoas e entender suas necessidades.

O que torna o Marketing Digital tão atrativo é a facilidade para obter informações das suas campanhas de marketing: investimentos, cliques, acessos e compras.

As decisões no marketing digital são baseadas em métricas. Quase tudo pode ser monitorado, medido, analisado, o que possibilita otimizar investimentos e maximizar o retorno.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing consiste em estratégias de marketing que visam atrair o interesse das pessoas.

Baseia-se em atrair os clientes para um conteúdo relevante e que seja percebido como de grande valor pelo cliente, por isso também é chamado de Marketing de Atração.

Até um tempo atrás o modelo padrão na comunicação de marketing era baseado em propagandas que interrompiam o conteúdo no qual as pessoas estão realmente interessadas.

No Inbound Marketing, o conteúdo relevante atrai o consumidor que não esta no momento exato de efetuar a compra, para um relacionamento com a empresa, dando inicio do que é denominado em Marketing de funil de vendas.

O relacionamento através do funil de vendas antecipa-se ao momento da compra, quando o consumidor  esta pronto para comprar, naturalmente compra da empresa com quem já têm um relacionamento.

O Inbound Marketing possuí 3 grandes pilares: Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e SEO.

  1. Redes Sociais

O Marketing Digital tem como base a promoção de empresas, marcas e produtos através do uso de mídias digitais. Nesse contexto, as Redes Sociais são um dos principais canais de captação de clientes, divulgação e comunicação de marcas com o público.

Não estar presente nas mídias sociais, é perder a oportunidade de ampliar negócios. Porém é um espaço de grande concorrência por visibilidade, saber como fazer um marketing eficaz de maneira a atrair a atenção de seu cliente é fundamental.

Fazer com que o conteúdo se torne Viral é um dos principais desafios neste ambiente. As pessoas adoram compartilhar um conteúdo inteligente, emocionante ou bem humorado.

Aproveitando esse comportamento, o foco é criar conteúdos interessantes que as pessoas queiram, naturalmente, enviar para os amigos.

O conteúdo precisa ser diferente, chamar a atenção, mas é preciso tomar cuidado para não afetar negativamente a imagem da marca.

  1. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo consiste em produzir conteúdo relevante, visto como algo de valor para o cliente.

O objetivo deste tipo de marketing é atrair e iniciar um relacionamento com o cliente.

Este processo é denominado de funil de vendas e consiste em proporcionar conteúdos para topo, meio e fundo do funil com o intuito de que o seu futuro cliente o reconheça como autoridade no assunto.

Uma forma fácil de entender o conceito de funil de vendas. Cada etapa do funil tem uma função no processo de decisão do cliente e, portanto, na estratégia de marketing da sua empresa.

As etapas do funil consistem em aprendizado e descoberta (Topo do funil),  consideração e intenção (meio) e  Avaliação e decisão (fundo).

A jornada do cliente pelo funil de vendas representa todo o seu processo de decisão, desde o momento em que começa a buscar informações superficiais até o ponto em que compra um produto ou serviço relacionado a essa busca.

3. SEO (Search Engine Optimization)

SEO na tradução literal significa otimização para Motores de Busca.

Quando você tem uma dúvida, onde busca a resposta? No Google é claro!

Indiscutivelmente, o Google é a ferramenta de busca mais utilizada em todo o mundo, dizer “Vamos procurar na internet” é o mesmo que dizer “Vamos procurar no Google”.

Junto com um conteúdo de qualidade, estar nas primeiras posições do Google trazem autoridade para a marca. Existem técnicas de otimização que  ajudam o Google a entender que a sua página tem a melhor informação para responder a pergunta do usuário, quando ele digita uma determinada palavra-chave.

Por fim ,o Inbound Marketing é uma estratégia que  demanda baixo investimento, porém demanda tempo de dedicação. Não trata-se de uma estratégia rápida e nem fácil, mas com certeza é uma estratégia em que vale a pena investir, trazendo sim alguns resultados a curto prazo, porém a longo prazo o retorno é exponencial.

Anúncios
Categorias Empreendedorismo, Marketing DigitalTags ,

3 comentários em “Como fazer marketing digital gastando pouco?

  1. Parabéns pelo conteúdo excelente que produz!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada Leandro. Se tiver alguma dúvida ou curiosidade a respeito de marketing digital, estou a disposição.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Muito obrigado. Seguirei observando seu trabalho e já que me deu abertura, seguirei questionando nas dúvidas que surgirem.
        Gratidão!

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close