Sete Dicas para Empreender com Sucesso!

Nos últimos dias tenho observado que existe uma dúvida, uma aflição em meio as pessoas que desejam empreender: Em que empreender?

Se existe uma pessoa que teve dúvidas a respeito do que queria fazer na vida, eis-me aqui!

Que negócio montar, em que nicho de mercado atuar, dinheiro ou realização pessoal?

Eu só não tive dúvidas a  respeito do empreendedorismo, sempre soube que desejava ter um negócio. Apesar de que depois de passar por um fracasso, em um determinado momento, tive uma hesitação em continuar, o medo me fez desejar um caminho mais seguro.

O medo. Que grande e cruel vilão!

Jovem, ousada e impetuosa, obtive o meu primeiro fracasso com uma empresa de cosméticos artesanais. Os produtos eram realmente lindos, só que com pouco dinheiro para me manter, eu falhei ao abrir uma loja física e oferecer produtos prontos em um mercado que hoje, que consigo ver com mais clareza funciona melhor  em uma produção sob medida. Cheguei a fazer técnico em química para assinar os produtos, mesmo tendo pouquíssima habilidade  e nenhuma afinidade com as ciências exatas.

O curso não foi de todo ruim,  um ano e meio de química me renderam bons argumentos com o tema da redação do vestibular: a diferença entre drogas e remédios.

A obra de Stephen Covey despertou em mim, paixão pela administração,  os quatro anos de curso incentivaram o amor pelo marketing. O fracasso no meu primeiro empreendimento, me levou a desejar a segurança da academia, o que me rendeu um mestrado em engenharia de produção.

Por que estou escrevendo isso. Por que se alguém teve medo e dúvidas a respeito do que fazer, certamente fui eu.

Hoje consigo ver claramente que o principal erro, foi ser guiada pelo medo  e escolher o que eu acreditava que traria retorno financeiro, sem levar em conta a realização. Seguido da falta de persistência e uma mentalidade determinada a vencer.

Bem! Nada é perdido, nossos fracassos nos ensinam melhor que os êxitos, certamente. Com base no aprendizado acadêmico e empírico, acredito que as dicas a seguir são muito importantes para definir em que nicho empreender.

1- Definir propósitos:

a) Propósito Amplo: contribuição para a sociedade

Por que um proposito de contribuição? Acredito que isso tem a ver com o Divino, com o que fomos criados para realizar, em deixar nossa marca no mundo. Quando nos movemos de acordo com isso, contamos com as confidencias do universo, um certo “acaso”, em nosso favor. Além de um sentimento de bem estar e significado que energizam.

b) Propósito Visceral

Esse é o que realmente faz com que levante da cama, que tire a bunda do sofá. Tem a ver com as pessoas que você ama,  a necessidade de suprir, de prover bem estar para a família.

Também tem a ver com o que você deseja ter, viver. Com os sonhos materiais.  Não sejamos hipócritas,  não a nada de errado em querer ter uma bela casa, viajar, ter conforto.

2- Construir um negócio de acordo com a vida que deseja

Tenho a  seguinte filosofia: é melhor mirar na lua e acertar em uma montanha. Do que mirar uma montanha, acabar acertando num poste.

Sonhar grande ou pequeno, da o mesmo trabalho.  Se você acredita que tem que trabalhar duro, pegar o primeiro emprego que aparecer, é isso que vai ter!

Então se você quer viajar, construa um negócio que te de liberdade geográfica.  Se você não quer trabalhar fim de semana, não tenha uma loja em um shopping, ou um restaurante que tenha que abrir aos domingos.

3- Tem que ter paixão

Nada é fácil, a paixão pelo que faz da forças para continuar nos momentos difíceis. Casamento só pelo dinheiro, sem amor é dureza! Imagina acordar todo dia fazendo algo que não gosta.

Duas perguntinhas básicas que ajudam a definir isso:

a) O que você ama fazer e faria de graça?
b) O que você acredita que trará retorno financeiro?

Agora, tendo como referencia estas duas questões, construa uma terceira alternativa. Pesquise o mercado, sempre há uma possibilidade de combinações que permitam algo inovador. Pense nisso!

4- Fortalecer uma mentalidade  vencedora

Se fosse fácil, todo mundo faria. A grande questão nunca vai ser tentar para ver se dá certo e sim tentar até dar certo.

Literatura, vídeos, pessoas que pensam da mesma forma são combustível para construir essa mentalidade.  Gente! Eu poderia ler sobre desenvolvimento pessoal, sobre grandes homens de negócios , sobre mentalidade empreendedora o dia todo, simplesmente apaixonada pelo assunto.

5- Estudar o mercado

Quem faz melhor o que você faz? Defina seu posicionamento. Diferencie-se!

Um dos motivos do meu fracasso inicial e da maioria dos empreendedores é a falta de conhecimento, falta de domínio do mercado.

A maior lição da academia é certamente aprender a pesquisar tudo que existe a respeito de um assunto e  achar uma lacuna para desenvolver um assunto.

No empreendedorismo não é diferente, para uma pequena empresa competir de igual para igual com uma grande, é impossível. Estude o mercado, ache uma lacuna, um nicho e desenvolva.

6- Aprender Marketing

Marketing é bem mais abrangente que o marketing digital. Os dois são essenciais, o primeiro te da uma base solida de desenvolvimento de produto, posicionamento e cia. O segundo é fundamental para comunicar a existência de sua empresa ao mercado. 

Não é novidade que todos estão no celular, o tempo todo. é onde vai encontrar seus clientes e ser encontrado.

Não existe fórmula mágica, fator mágico, milagre. O marketing digital é construção de presença online, com foco em resultados.

7- Acreditar e entre em ação!

Se você não crer, você desiste. Se não entrar em ação, você já fracassou. 

Já desistiu de uma dieta. Eu já, de muitas. Atribuo as minhas desistências a falta de fé que eu conseguiria chegar até o final. Pensando desta forma o fracasso é inevitável.

Por hoje é isso!

Abraço.

Se você se identifica com marketing e empreendedorismo, me segue no face e no insta, acredito que posso contribuir com meus conhecimentos.

Logo logo, começo no you tube. Estou organizando as coisas para começar e ter consistência!

 

Anúncios
Categorias Empreendedorismo, Marketing DigitalTags , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close