Marketing Digital o que é e como Começar?

Marketing Digital é o conjunto de atividades  online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

Mas como começar implementar o Marketing Digital para promover seu negócio?

O Marketing Digital tem crescido exponencialmente, junto, crescem também  a quantidade de “pop stars” com fórmulas mágicas, chamando de método algo que inventaram, sem saber, nem se quer como se constrói um método, desconhecem o que são procedimentos científicos. Mas, ainda assim chamam de método, uma duzia de passos, baseados em achismos e experiências empíricas, sem comprovação nenhuma,  que te fato o resultado poderá ser repetido.

Bem! Apesar do parágrafo acima ser um alerta a respeito das fórmulas mágicas, não é esse o objetivo deste post, e sim dar um norte para quem deseja começar a utilizar o marketing digital para promover seus negócios. O marketing digital funciona e muito bem, porém é um trabalho baseado em implementação de estratégias, controle de resultados com objetivo de retorno do investimento e construção de uma presença online para promover uma marca, profissional ou negócio.

Para começar uma explanação geral,  existem dois tipos de comunicação de marketing: O Inbound marketing e o  Outbound marketing. O primeiro, atrai o público para um conteúdo interessante, a partir do qual inicia-se um relacionamento.  O segundo utiliza anúncios que interrompem o conteúdo que a pessoas esta consumindo, exemplo os anúncios no meio de um vídeo no Youtube ou os comerciais de televisão.

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de atração é uma excelente maneira de começar a construir uma presença online, jé que tem se mostrado  muito eficaz, uma vez que o prospecto escolhe ver determinado conteúdo.

Este conteúdo é produzido com o objetivo de demonstrar autoridade no assunto, ou seja quanto a sua empresa é capaz de resolver um problema ou entregar o que o cliente espera, desta forma, ganhando a  confiança do futuro cliente.

Desde a atração até a venda existem quatro pilares que vem sendo utilizado amplamente pelas empresas que tem presença online, são eles: Atração, engajamento, conversão e encantamento. Para isso são utilizadas ferramentas especificas para cada fase do processo. A atração de clientes é feita de diversas formas:

  • Redes sociais ( Conteúdo orgânico ou gratuito e anúncios patrocinados)
  • Anúncios Patrocinados (Google, Taboola, Outbrain,  Native ads, Banners em blogs etc.)
  • SEO (Search Engine Optimization)

A atração tem como objetivo,  captar o contato  do prospecto, o qual é denominado  de lead e começar um relacionamento com ele.  Este relacionamento também pode ser construído através das redes sociais com remarketing de anúncios, porém ter o e-mail ou telefone do lead é mais seguro e mais barato para construir um relacionamento.

O engajamento diz respeito a participação do cliente, a resposta do cliente a sua comunicação de marketing. A conversão refere-se a venda, e  o encantamento ao pós venda, onde mede-se e busca-se a satisfação do cliente de forma que ele se se torne um defensor e propagador da marca.

O relacionamento com o cliente é conduzido pelo que chamamos de funil de vendas, este tem a finalidade de construir autoridade e ganhar a confiança do cliente, quebrando objeções em relação a um produto a fim de conduzi-lo ao momento de compra, o que também chamamos de conversão.

Em todo este processo o objetivo principal deve ser gerar valor para o cliente através de conteúdos que realmente o ajudem, que sanem problemas e tirem dúvidas em relação a um assunto.

E como começar?

As redes sociais são uma boa forma de iniciar,  uma página no Facebook, perfil no Instagram, Linkedin ou You tube podem ser utilizados como fonte de tráfego e de construção de relacionamento através de conteúdos.

Um blog, como este também é uma excelente maneira de gerar valor para a sua audiência através de conteúdos que os auxiliem e sejam percebidos como de valor.

É importante ressaltar que as redes sociais não serão utilizadas para vender diretamente. Não tem nada mais chato que vendedor te empurrando algo o tempo todo não é?

As pessoas estão ali para interagir, conversar, rir e até mesmo se informar, e é isso que uma empresa deve proporcionar para atrair a atenção. Considere as redes sociais um como um ponto comercial em um shopping movimentado.  Quantas vezes você não foi dar uma voltinha no shopping e voltou com umas comprinhas?

Pode ser que você queira atrair o cliente para a sua loja, ou lançar um produto online. Para ambos os objetivos são necessários, construir uma autoridade online e uma lista de leads.  Por traz das muitas vendas estão sempre, uma imensa lista de contatos que foram atraídos e conduzidos para um relacionamento, isso depois da definição do público alvo, da criação da persona e técnicas de copy empregadas nos títulos e textos dos anúncios para atrair a atenção.

Então é isso! Comece a construir seu marketing digital passo a passo! Um bom inicio é pelo Facebook e Instagram. Depois que estiver mais familiarizado, Youtube e blog.

E fica a dica, caso você esteja desejando comprar algum método milagroso e pagar caro por ele, saiba que você precisará de um  valor significativo para investir em tráfego e obter leads para ter resultado.  Meu conselho é aprender e desenvolver esta parte antes de investir, e construir isso de acordo com sua disponibilidade de recursos,  além de procurar profissionais sérios é claro. Você pode obter muitas vezes, o mesmo conhecimento por preços menores e destinar recursos mais elevados para o seu projeto. Palavra de consumidora de cursos online.

Qualquer dúvida, estou a disposição.

Se você gostou deste conteúdo curte e  compartilha !

Abraço!

 

 

 

 

 

Anúncios
Categorias Empreendedorismo, Marketing DigitalTags , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close