Três coisas que aprendi com o filme The Founder

Este fim de semana finalmente, eu assisti o filme baseado na história do fundador do Macdonalds.  O filme é fantástico, amo filmes que nos fazem refletir sobre nossos sonhos e ações.

Houveram muitos comentários a cerca das qualidade de Ray Kroc como empreendedor, sua visão, zelo pela qualidade, eficiência etc. concordo imparcialmente. Porém, o que mais me sobressaiu no filme, foram os três aprendizados aqui descritos: A construção de uma mentalidade vencedora, a persistência e principalmente uma reflexão especial sobre o impacto que nosso caráter pode ter na nossa empresa e nossa postura como empreendedores diante de todo conhecimento que temos acesso hoje.

1º aprendizado: Programar a mente para o sucesso.

Hey Kroc fazia algo que acredito ser essencial para alcançar os melhores resultados, reprogramar a mente, implementar no subconsciente uma programação vencedora.

A bíblia já ensina a séculos e a neurociência vem comprovando a cada dia, o quão eficiente é alimentar a mente com conteúdo que programe nosso subconsciente para um comportamento de vitória.

As nossas decisões são tomadas a partir das informações que armazenamos e quando escolhemos o que vemos, lemos e quem ouvimos,  estamos nos programando para o sucesso ou para andar com a maioria, guiados pelo sistema límbico.

Para  andar com a maioria não é necessário muito esforço, contamos com a rede esgoto de televisão, internet, redes sociais e cia nos incentivando a uma vida guiada pelo superficial, prazer momentâneo e consumo.

A internet tem o poder de alienar, isso é fato. Podemos  passar o dia arrastando o dedo, vendo conteúdo mostrado por algoritmos, minuciosamente escolhidos  para nos  manter  consumindo propaganda.

A mesma internet pode nos proporcionar qualquer conhecimento, nos dando liberdade para aprender, trabalhar e viver  como quisermos.

O poder de escolha é nosso!

2º Aprendizado: Persistência 

Só que já trabalhou com vendas sabe o quanto uma sequência de nãos tem o poder de  desanimar. Parece que  a programação mental que isso causa, leva a uma sequência de incontáveis nãos.

Nos tempos que trabalhei como vendedora lembro de passar por muitos treinamentos motivacionais e nenhum treinamento de técnica de vendas. Será que a 20 anos atrás  não existiam conhecimentos a respeito da jornada do cliente, persuasão e cia?  Rrsrsrs Ah se eu soubesse! Talvez a base, ou meu conhecimento prévio para assimilar o aprendizado fosse muito baixo nesta época da vida.

As vezes são necessários fracassos, falências, decepções para que se construa uma mentalidade mais receptiva ao aprendizado.

Sendo assim a persistência é fundamental!

3º aprendizado: O caráter do empreendedor reflete no seu negócio

Se você viu o filme, certamente reprovou as atitudes de Ray Kroc em relação aos seus fundadores originais do McDonalds, talvez tenha reprovado atitude dele deixar a esposa e ficar com  Joana.

O que mais me impactou foi a percepção de que o nosso caráter pode estar sendo refletido em nossas empresas.

Olhando pelo ponto de vista que a marca construída por Ray Kroc causa um impacto negativo na saúde da sociedade.

Talvez por falta de conhecimento,  foco exclusivamente no retorno financeiro ou porque a anos atrás as pessoas não se preocupavam com as consequências deste tipo de alimentação.  O fato é que hoje, o acesso a este conhecimento exige de nes uma nova postura!

Para concluir,  estes três aprendizados nos fazem pensar sobre vencer nossas limitações para alcançar os melhores resultados e  ter um caráter construído sobre o fundamento de que pessoas vem antes de coisas.

Acredito que estamos vivendo um tempo de disruptura neste aspecto e que a responsabilidade com o nosso cliente e os impactos dos nossos produtos  no  meio socio-ambiental não poderá ser apenas uma jogada de marketing. A internet trouxe poder aos pequenos grupos e a falta de comprometimento genuíno com estas questões ficara cada vez mais evidente.

Empreender é sobre deixar nossa marca no mundo. Podemos fazer isso deixando um impacto positivo ou negativo na sociedade.  A nossa empresa vai refletir quem nós somos.

Vivemos um tempo de disruptura, as empresas que alcançarão maior valor no mercado são empresas  que geram valor, que fazem diferença na vida das pessoas.

Que tipo de empreendedores queremos ser?

Anúncios
Categorias Empreendedorismo, Sem categoriaTags , , , ,

Um comentário em “Três coisas que aprendi com o filme The Founder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close